Como fazer impressões em lápides usando técnicas de fotocerâmica para diferenciar-se no mercado
Impressões em lápides que impressionam: mercado funerário registra crescimento e demonstra potencial para investir na sofisticação de serviços.
Ninguém gosta de pensar em funerais. Entretanto é uma passagem natural da vida. E um mercado que merece atenção, em especial porque mostra-se promissor e demonstra grande potencial para inovação.
Estas empresas vislumbram sua lucratividade, assim como qualquer outro ramo de negócios. O que as exige estarem cercadas por profissionais capacitados, comprometidos com a alta qualidade dos produtos e serviços ofertados, e ainda, atuem em conformidade com a legislação vigente.
Para se ter ideia da capacidade do mercado funerário, basta analisar os números apresentados pelo setor.
Segundo dados do Sindicato dos Cemitérios Particulares do Brasil (SINCEP/2015) o mercado funerário fatura em média R$ 7 bilhões por ano no Brasil. Conta com aproximadamente 6 mil funerárias, mil cemitérios privados e 90 crematórios, que empregam de forma direta mais de 50 mil pessoas.
Além disso, outros diversos serviços ajudam a movimentar estes negócios. Entre eles, floriculturas, transportadoras, indústrias de velas, caixões e urnas.
Para elevar este contingente de empresas, fazendo-os inovar em suas ofertas, é preciso fazê-los compreender que a personalização pode ser um grande diferencial para agregar valor e dar a estes momentos a atenção merecida.
Além disso, é preciso vencer alguns tabus. Afinal, é preciso diferenciar-se, sem parecer insensível à dor dos clientes.
Neste cenário, a inovação encontra espaço, uma vez que a materialização faz bem no lidar com o luto, gerando grande demanda por produtos personalizados.
Muitas empresas já têm vislumbrado esta capacidade, comprovando a afirmação com o resultado obtido com impressões em lápides que usam de técnicas de fotocerâmica.
Em vez de formatos tradicionais e imagens discretas, estes espaços têm se aproximado de verdadeiras obras de arte, confeccionadas em materiais resistentes e com alta qualidade de impressão.
Diante da possibilidade de ampliação dos negócios com o uso da técnica, confira a seguir algumas dicas de como fazer impressões em lápides usando técnicas de fotocerâmica.
Lápides com Impressão em Fotocerâmica
Já à primeira vista, as lápides com impressões em fotocerâmica lembram adornos de requinte, e pouco se assemelham às antigas técnicas.
Elas são coloridas, e podem reproduzir fotos do ente querido, com paisagens e frases personalizadas.
As lápides com impressão em fotocerâmica possibilitam uma verdadeira revolução para o mercado funerário. Ao invés da estética antiga, inovar com a fotocerâmica permite aos profissionais serem bem mais criativos.
Feita de material resistente, a lápide tem a qualidade de uma imagem de alta definição e permite a impressão em diferentes áreas da peça.
As aplicações das técnicas são simples e requerem o uso de equipamentos, toner para impressão e verniz específicos.
Como fazer impressões em lápides usando técnicas de fotocerâmica
Para aplicar a técnica, você deve imprimir a foto escolhida usando para isso uma impressora específica para fotoceramica, e utilizar de um papel especial de decalque.
Após a impressão do decalque, você aplicará sob a imagem um verniz, para depois aplicá-lo na placa de porcelana. A aplicação no seu objeto não tem limitações, uma vez que ela funciona como um “adesivo” facilitando a produção de inúmeros tamanhos de lápides ou placas de porcelana.
A lápide, com o decalque já aplicado, deve passar ainda por um processo de queima em um formo apropriado, para se fundir ao esmalte da porcelana.
O processo garantirá a alta qualidade da lápide e a durabilidade da impressão por longos anos. A imagem não desbota e mantém suas características, mesmo passando pelas mais variadas mudanças climáticas.
Com tantas possibilidades, apostar nestes diferenciais está ao alcance de empresas de variados portes, mostrando-se um meio potencial para se fugir do habitual, e inclusive aumentar o respeito pela perda. Uma vez que as impressões em lâpides com fotocerâmica permitem que os falecidos sejam eternizados na mente das pessoas que os amam, por longos e longos anos.