Painéis de azulejos decorativos são tendência na decoração

Por Fotocerâmica
Painéis de azulejos decorativos

Os painéis de azulejos decorativos são uma tendência e podem ser uma opção lucrativa de negócio para deixar qualquer ambiente com um visual único e criativo.

Os painéis de azulejo decorativos são usados há séculos na decoração de áreas externas e internas.

No Brasil, eles aportaram durante o período colonial e se eternizaram na cultura brasileira, cobrindo fachadas, muros, painéis em igrejas e obras públicas.

Artistas consagrados como Athos Bulcão, Burle Marx e Candido Portinari elevaram o status destes elementos, transformando-os em verdadeiras obras de arte.

Atualmente eles atingiram um novo patamar, onde figuram como uma nova tendência para a decoração de ambientes residenciais e comerciais.

Por serem atemporais, muito versáteis e transformarem qualquer ambiente, os painéis de azulejos decorativos podem ser também uma opção lucrativa de negócio.

Para comprovar todo esse potencial, reunimos algumas dicas de como utilizar este ornamento na decoração e as principais técnicas de produção para ampliar sua visão e te mostrar um novo mundo de possibilidades.

Azulejos decorativos se tornaram itens modernos de decoração

Os painéis de azulejos decorativos deixaram de ser simples revestimentos, e tornaram-se itens diferenciados na composição de ambientes, em especial em projetos e reformas de residências e espaços comerciais.

Eles nascem já no projeto, conferindo personalidade e compondo espaços como elementos arquitetônicos em pisos e paredes, tanto internas quanto externas.

Atualmente, eles fazem uma releitura da tradição, cada um a seu modo, com estilo e de forma muito personalizada.

Não há limites para a criatividade, uma vez que cabem nos azulejos uma infinidade de motivos, cores e formatos de estampas.

Por tamanha flexibilidade os painéis de azulejos decorativos ornamentam cozinhas, banheiros, salas e outras áreas internas, mas também, áreas de festa, muros e calçadas, por serem resistentes às intempéries do tempo como o sol e a chuva, e ainda serem facilmente higienizados.

Por tudo isso, mais do que simples revestimentos, novas ideias cabem nesta proposta e elevam os painéis de azulejos decorativos a um novo status, conquistando inclusive até modernos movimentos artísticos.

Painéis de azulejos decorativos tornam lugares mais coloridos

Além de encantar em espaços residenciais e comerciais, os painéis de azulejos decorativos estão intervindo inclusive nas paisagens urbanas.

Cada painel é pensado para um ambiente específico, tornando as ruas mais coloridas, e próximas verdadeiras galerias de arte.

O Coletivo MUDA é um exemplo bacana de iniciativas como estas. O grupo faz obras de arte a partir de revestimentos e peças personalizadas desenvolvidas pelos próprios membros.

Com uma pegada nada tradicional, os painéis associados à arte de rua alteram a natureza do Rio de Janeiro, fazendo com que os espaços públicos sirvam de palco para as mais variadas manifestações.

Que tal fazer da arte com azulejos um negócio lucrativo?

Assim como o Coletivo Muda, a ideia de dar uma nova função aos azulejos na decoração virou especialidade de outras empresas e uma interessante ideia para novos negócios.

Neste universo, forma, função e estrutura das tradicionais cerâmicas se apresentam como uma tela para a fotocerâmica, que se encarrega de dar vida aos azulejos brancos.

A partir da impressão fotocerâmica, desenhos vetorizados, fotos e outras figuras exploram as características da superfície dos azulejos e se materializam em quadros, painéis, fundos de piscina, paredes de banheiros, revestimentos para churrasqueiras e outros ornamentos.

A técnica é simples, mas requer equipamentos específicos para que os painéis de azulejos decorativos mantenham as qualidades esperadas, tanto no visual quanto em resistência.

As peças geradas por este processo produtivo dão possibilidade para que as empresas ofereçam um produto diferenciado, com uma impressão de alta resistência e a garantia de que as cores e imagens não se apagarão com o tempo.

Detalhes muito valorizados pelo mercado, que colaboram para que a técnica conquiste cada vez mais adeptos. Empresas estas que preconizam processos altamente qualificados e que possibilitem atingir boas margens de faturamento.

Se você se interessou pela técnica, mas tem dúvidas sobre como dar o primeiro passo, lembre que a Artestampa tem uma equipe de especialistas que poderá dar todo o suporte necessário.

Palavras-chave