Toner e papel decalque para porcelana: dicas para você fazer boas escolhas

Por Fotocerâmica
papel decalque para porcelana

Suprimentos como toner, verniz e papel decalque para porcelana são itens básicos para garantir a qualidade e a durabilidade da impressão fotocerâmica.

A impressão de fotos ou imagens em artigos fabricados em porcelana transformam ambientes e conferem aos objetos um ar mais personalizado.

As possibilidades de impressão são imensas e não se restringem a decoração de canecas.

Seu uso é amplamente utilizado por arquitetos na impressão de painéis e azulejos, por marmorarias, na impressão de lápides para cemitérios, por ateliers na criação de brindes e presentes, e para muitos outros fins.

Para se chegar a estes resultados, diversas técnicas se colocam à disposição dos interessados.

A diferença entre elas está na qualidade do acabamento e no profissionalismo na produção dos materiais.

A indicação para quem deseja atuar neste ramo é fazer escolhas que utilizam como base a impressão fotocerâmica.

A técnica, apesar de muito simples, requer insumos apropriados como toner, verniz e papel decalque para porcelana para obter os resultados esperados.

Se você é um apreciador da técnica e deseja empreender neste mercado, precisa ficar atento há alguns detalhes.

Reunimos abaixo algumas dicas para você fazer as melhores escolhas e evitar prejuízos na sua produção.

Insumos para decoração de porcelana

Você sabia que existem materiais apropriados para a personalização de objetos de porcelana?

Estes insumos, próprios para a impressão fotocerâmica, tem como finalidade permitirem o uso destes objetos em altas temperaturas, dentro do congelador, em contato direto com alimentos ou serem resistentes a higienização em máquinas de lavar louças e ao clima.

Estes materiais, entretanto, não são componentes isolados. Eles devem ser utilizados de forma combinada com impressoras fotocerâmicas e fornos específicos para o processo de queima da estampa.

Juntos, eles garantem que sua impressão atinja a qualidade desejada e permitem um melhor aproveitamento do material.

Os materiais básicos que você deve prever em seu processo produtivo são:

Papel decalque para porcelana

Quando se fala em fotocerâmica o papel decalque para porcelana desempenha uma função chave nesse processo. É neste material que você fará a impressão dos decalques, que por sua vez, precisam ser de alta qualidade.

Um papel decalque para porcelana inapropriado ou de baixa resistência pode interferir nos resultados da impressão, além de danificar o funcionamento das impressoras.

Verniz

Popularmente conhecido como “colódio”, os vernizes atuam para a transferência da imagem na porcelana.

Ao fazer boas escolhas deste material você garante mais proteção para as imagens aplicadas e garante uma camada de brilho extra, aprimorando o acabamento do seu objeto em porcelana.

Pigmentos Cerâmicos

Os pigmentos cerâmicos são o coração de todo o processo de impressão em porcelana.

O material é uma espécie de “toner” desenvolvido exclusivamente para a impressão de imagens e fotos em porcelana ou cerâmica.

Existem diversas opções destes produtos, e cada uma delas serve especificamente para o equipamento na qual foi desenvolvido.

Porque usar suprimentos específicos para porcelana?

Além da fidelidade de cores, nitidez e vivacidade da impressão, da praticidade de aplicação, da variedade de formatos de impressão e motivos de estampas – que vão de fotos à imagens vetorizadas – que só este tipo de impressão oferece, é importante ressaltar a maior durabilidade que a impressão fotocerâmica oferece.

As novas tecnologias investidas neste tipo de impressão, e nos suprimentos como toner, verniz e papel decalque para porcelana, são capazes de atender os mais variados segmentos e necessidades.

Se usados adequadamente, os objetivos personalizados com as técnicas de fotocerâmica duram mais de 100 anos, mesmo quando expostos a variações climáticas.

Outro ponto positivo está na capacidade produção, que permite a impressão de decalques cerâmicos em qualquer quantidade, inclusive para atividades sob demanda, que exijam a impressão de um único objeto.

É a combinação de equipamentos específicos e suprimentos adequados que tornará o seu processo produtivo perfeito para a personalização de alta qualidade que você procura.

Então, como escolher o produto certo?

Para fazer a escolha correta e evitar prejuízos na produção, alguns quesitos são básicos para você poder direcionar a escolha dos melhores suprimentos.

Se você pretende produzir trabalhos de qualidade, lembre-se do ditado popular que diz que o barato pode sair caro.

Alguns suprimentos podem parecer profissionais, mas não têm essa qualidade e não são indicados para a impressão em objetos cerâmicos.

Não faça escolhas centradas apenas no preço. A adequação da técnica, a alta qualidade e a capacidade produtiva devem estar no seu radar.

Todas estas variáveis combinadas irão determinar de modo ainda mais específico o material certo para a sua aplicação.

Dê atenção a todo o conjunto, concentre-se nas marcas e fornecedores conceituados e conte com a Artestampa para fazer a escolha correta.

Palavras-chave