fbpx

Saiba o que é fotocerâmica e as atuais tendências de uso da técnica

Por Fotocerâmica
Saiba o que é fotocerâmica e as atuais tendências de uso da técnica

Saber distinguir o que é fotocerâmica de outros processos de impressão, garante maior confiabilidade aos negócios, uma vez que lhe dá a certeza sobre a qualidade do produto.

Nada fica alheio a um mundo em constante transformação, até mesmo técnicas milenares como a produção de cerâmica e porcelana.

A impressão digital cerâmica ou fotoporcelana nestes materiais impulsionou uma verdadeira transformação no setor.

O apelo artístico agrega valor e reforça os conceitos de charme e requinte que estas peças carregam.

Hoje, diversos mercados, entre eles a decoração e a arquitetura apostam nestas impressões com o objetivo de oferecer novas soluções de uso para cerâmicas e porcelanas.  

Porém, antes de entrarmos neste fascinante universo, vamos partir do conceito.

Entendendo o que é fotocerâmica, você saberá distingui-la de outros processos, certificando-se sobre a alta qualidade e os diferenciais que a técnica apresenta.

Saiba o que é fotocerâmica

Trata-se de uma técnica específica de impressão, que utiliza de pigmentos cerâmicos e papéis especiais para sua impressão.

Como resultado, temos decalques digitais, que podem ser aplicados em qualquer superfície cerâmica ou porcelana para que posteriormente sofram um processo de queima ao forno para se fundir ao esmalte das peças.

Este processo garantirá produtos de altíssima qualidade, de alta resistência e a garantia de que as cores e imagens não se apagarão com o tempo.

Por conta destes diferenciais a técnica permite variados usos, entre eles a aplicação em louças, quadros e brindes diversos, na decoração de ambientes internos e externos, e inclusive em fotos para lápides de cemitério.

Do desenho à aplicação: desvende o passo a passo por trás da técnica

Trabalhar a técnica é muito simples, e se resume em 4 passos. Para executá-la você vai precisar de uma impressora que utilize de pigmento cerâmico, um forno para fazer a fusão com o esmalte da porcelana e outros poucos acessórios. Confira em detalhes:

Selecione o tema

Do seu computador, com o auxílio de programas específicos, você criará o desenho do seu decalque. Os temas não tem limitação. Pode-se até reproduzir em imagens, texturas como mármore, madeira e outros motivos. É só deixar a imaginação fluir.

Impressão da imagem

Com o desenho finalizado, a imagem está pronta para impressão. Você pode escolher entre diversos formatos – que vão variar conforme o tamanho do objeto que você deseja aplicá-la. Aí é só mandar rodar, imprimindo a fotografia em um papel especial de decalque. Você terá qualidade fotográfica de impressão, em altíssima resolução.

Aplicação do verniz

Após a impressão do decalque, você aplicará sob este material um produto químico específico, para depois aplicá-la no objeto cerâmico.

A aplicação na cerâmica ou porcelana não tem limitações. Você pode imprimir do lado interno e externo, inclusive em detalhes da peça.

Produto pronto

A peça, com o decalque já aplicado, irá passar neste momento por um processo de queima, para se fundir ao esmalte da porcelana ou da cerâmica. Em um forno apropriado ela atingirá uma temperatura de até 900º.

Seguindo este processo, você garantirá a alta qualidade e a durabilidade do objeto desenvolvido. Depois disso, a peça em porcelana ilustrada poderá ir ao forno, a máquina de lavar-louças, ao microondas, ficar exposta ao sol, tornando-se resistente as mais variadas mudanças climáticas.

Conheça mais sobre a aplicabilidade da fotocerâmica e seus diferentes usos

Com as técnicas atuais de impressão, porcelanas e cerâmicas, podem se transformar em verdadeiras obras de arte, e serem aplicadas para qualquer uso imaginado pelo seu criador.

O tamanho das impressoras fotocerâmicas variam conforme o modelo, e podem gerar impressões em grandes formatos, tudo vai depender da necessidade do profissional.

Arquitetos, designers de produto, empresários e outros profissionais podem fazer uso da técnica para decorar ambientes internos, como azulejos de cozinha, banheiros, lareiras e ambientes externos com placas, painéis, piscinas e monumentos.

Pode-se também confeccionar pratos, xícaras e louças diversas em cerâmica e porcelana, além de quadros e brindes diversos.

A técnica também é muito utilizada por funerárias, que desejam agregar valor aos produtos oferecidos, criando fotos para lápides de alta qualidade, preservando assim a memória de entes queridos.

Com o entendimento do que é fotocerâmica, e com a disseminação das modernas técnicas de impressão a tendência é de crescimento para o setor. Fator positivo para quem deseja empreender e inovar em seu mercado.

Palavras-chave