Saiba porque definir o público-alvo ideal é tão importante para lojas de presentes criativos
Lojas de presentes criativos precisam saber ouvir e observar seu público-alvo para delimitar os grupos que mais oferecem oportunidades.
Administrar um negócio exige uma série de responsabilidades para que as ideias saiam do papel e se alcance o sucesso nas atividades. E a premissa vale também para lojas de presentes criativos.
Quando o empresário abre uma loja com esse perfil, precisa atentar-se para o levantamento do capital inicial, para o planejamento financeiro e legal do empreendimento, a definição dos produtos e muitas outras questões.
Neste momento, tão importante quanto qualquer outra questão, se não mais, está a definição do público-alvo da empresa.
Afinal, qualquer empresa só existe em razão da sua clientela. É para este público que ela produz, vende e presta os seus serviços.
Sem a presença dos clientes uma empresa não existiria. E por isso conhecê-los é uma prática essencial.
Neste cenário, entretanto, muitos empresários têm conhecimento sobre o quão importante é definir o público-alvo de seus estabelecimentos, porém, muitas vezes subestimam essa necessidade ou desconhecem os caminhos de como chegar lá.
Apesar de não existirem fórmulas prontas, algumas recomendações podem ajudar uma loja a traçar o perfil de público ideal para sua oferta. E é justamente para estas conclusões que queremos te levar. E vamos começar do básico.
Se você deseja abrir um negócio, ou atua em lojas de presentes criativos, essas dicas foram feitas pra você
Entenda o conceito que envolve o termo “público-alvo”
Público-alvo nada mais é que a porção de consumidores para quem a empresa direciona seus produtos e serviços. Este grupo reúne características em comum, e estão intimamente ligadas a sua oferta.
Assim uma seleção poderia ser construída com base em variadas questões, como por exemplo, hábitos de consumo, sexo, idade, profissão, interesse, localização, entre outros.
Público-alvo, porque que ele é importante para você
Neste conjunto, saber qual o perfil de público que mais oferece oportunidades para um empreendimento representa a base de toda e qualquer estratégia.
É a partir dela que as lojas de presentes criativos poderão direcionar o seu posicionamento, definir como suas marcas devem atuar neste mercado e saber as melhores formas de dialogar com seus clientes.
Não preocupar-se com a definição do público-alvo pode trazer grandes prejuízos, que vão desde a oferta de produtos inadequados às necessidades destes clientes, a definição de um layout que não agrada e o estabelecimento de mensagens que não chegam corretamente ao seu destino.
Fatores que viriam a somar negativamente na imagem e nos rendimentos financeiros de uma loja de presentes criativos.
Saiba como chegar ao perfil ideal de cliente
Tudo o que uma loja faz está guiada pelo conhecimento sobre quem é seu cliente.
Entretanto, esta pode não ser uma tarefa tão simples. Exige pesquisa, o levantamento de muitas informações e ajustes frequentes, afinal, as relações mercadológicas estão em constante transformação, e um público que era ideal no passado pode não ser mais no presente.
Ao tratarmos de lojas de presentes criativos, o público-alvo pode ser mais limitado ou mais abrangente.
Porém, quanto mais amplo for o público-alvo, mais trabalho exigirá do empreendedor e mais investimento também será necessário.
Para a definição do perfil ideal para sua loja, você pode recorrer aos conselhos de Alexander Hiam reúne no seu livro Marketing Para Leigos.
Suas recomendações sugerem três passos básicos. Entre elas:
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Liste informações acerca de seu público-alvo: Quanto mais detalhes melhor. Colha informações como idade, escolaridade, renda, status familiar, hobbies, endereço, estilo de vida, marcas favoritas e outros atributos.
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Reconheça as motivações destes grupos: Descubra quais as aspirações e desejos deste público-alvo. Nessa tarefa é muito importante não confundir gostos pessoais com os gostos dos seus clientes. Escute e observe para saber o que eles esperam da sua loja e assim, desenhar sua oferta de ma forma condizente a esta realidade.
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Elabore uma imagem deste perfil ideal: Você pode recorrer a fotos ou imagens da internet ou revistas para representar seu público-alvo ideal. Materializando estas “faces”, fica mais fácil compreendê-las e analisá-las.
Por fim, lojas de presentes criativos e empreendimentos no geral, devem ficar atentos ao que seus clientes estão tentando comunicar, seja pela expressão corporal, por seu comportamento de compra ou nos comentários que deixam nas redes sociais.
O tempo todo os clientes deixam pistas sobre quem são e o que esperam de uma marca. Mantenha-se de olhos e ouvidos abertos que a sua estratégia será certeira!