Fotocerâmica: Um bom investimento para quem quer se destacar no mercado de brindes promocionais
Os brindes promocionais representam a criação de vínculos e o fortalecimento das relações, e são parte essencial de uma estratégia para aproximar empresas de seus consumidores, e consequentemente aumentar as vendas.
Eles fazem parte de um mercado que fatura em média R$ 7 bilhões por ano, e está em constante transformação, para se reinventar e se adequar aos padrões de um exigente e antenado grupo de novos consumidores.
Medidas como estas são necessárias em qualquer mercado, para que os negócios mantenham-se relevantes e sustentáveis ao longo dos anos.
Neste cenário, o uso de novas tecnologias e a diferenciação na oferta são caminhos de sucesso para quem busca inovar no mercado de brindes promocionais.
Para diferenciar-se no mercado de brindes promocionais é preciso quebrar paradigmas
Muitas pessoas, ao pensar no mercado de brindes como negócio, tem uma visão limitada do seu potencial, associando o segmento à produtos feitos para ocasiões pontuais e ou ainda, a ofertas de baixa qualidade.
Sim, é verdade que diversas lojas fazem uso de produtos chineses e a concorrência é grande. Mas nada supera um produto de alta qualidade.
Para tornar visíveis estes diferenciais e superar a concorrência é preciso investir em tecnologia, na alta qualidade e na personalização para conquistar reconhecimento e a preferência da clientela.
O consumidor de hoje valoriza a relação de proximidade com as marcas. Gosta de ter algo exclusivo, de sentir-se co-criador e poder deixar os produtos da forma como ele quiser. E sabe que tudo isso tem um custo.
E é neste ponto que alguns nichos ganham destaque, entre eles, aqueles que valorizam o design e a inovação.
Nestes produtos as margens são de alto valor agregado, os preços variam conforme os produtos envolvidos, a complexidade do projeto e o fino acabamento.
Mas engana-se quem acredita que este estilo de vida se restrinja a classe A. A alta qualidade, o design atraente e a customização dos brindes promocionais caíram no gosto de toda a população, forçando todo o mercado a se qualificar.
Neste universo, atividades antes restritas ao segmento premium, em que os desejos de consumo era alcançáveis apenas por um público restrito, hoje tornam-se possíveis para um contingente muito maior de pessoas. Tem-se a criação de um novo luxo, que não está nos altos valores investidos, mas em pequenos mimos, que criam uma atmosfera de cuidado e dedicação consigo mesmo.
Um empreendedor com boa visão encontra no mercado de brindes promocionais um grande potencial de investimento, com grandes chances de expansão. Não é à toa que nos últimos anos o mercado de presentes e decoração criativa tenha avançado tanto.
Presentes e decoração criativa são nichos promissores no mercado de brindes
Atuar no segmento de presentes e decoração criativa tem se mostrado promissor para muitas empresas. O mercado não para de crescer e promete continuar ascendendo.
Segundo pesquisas, cerca de 10% das vendas mundiais de produtos são destinadas para presente. E elas não ficam restritas às datas comemorativas, como Natal, Dia das Mães ou Namorados.
Mais bem informados e ávidos por novidades, os consumidores encontram neste segmento opções descoladas, criativas e personalizadas para se presentear e decorar seus ambientes, e assim impor e fazer ser percebido o seu estilo de vida e suas características pessoais.
Para atender as expectativas deste público, variedade de opções, facilidade de acesso e alta qualidade são itens muito valorizados.
Além da oferta de produtos o segmento de brindes promocionais inova também nos formato dos negócios. Além de lojas físicas, nos formatos tradicionais ou em quiosques em shoppings, existe uma forte tendência entre o e-commerce. O que permite ao empresário ganhos em escala, ao alcançar um público muito maior, colocando sua loja na vitrine do mundo.
A fotocerâmica é um dos caminhos para quem quer agregar valor e diferenciar-se no mercado de brindes
Empresários interessados em diferenciar-se no mercado de brindes promocionais devem ficar atentos a esta técnica de impressão, a fotocerâmica.
Canecas, pratos, moringas, jarras e uma infinidade de louças e objetos decorativos podem ser personalizados com os resultados da fotocerâmica.
Específica para produtos em cerâmica ou porcelana, a impressão – feita a aplicação do verniz e a queima em forno de alta temperatura – se funde ao objeto resultando em estampas de cores vivas, com qualidade fotográfica e resistentes por longos anos.
Como grande parte dos materiais usados no segmento de presentes e decoração são louças e pequenos utensílios esta característica se torna um grande diferencial.
São peças que impressionam, em especial postas à mesa, e podem ser lavadas com esponjas abrasivas, máquina de lavar louças, microondas, fornos, etc. E servem tanto para ambientes internos quanto externos. A estampa não arranha e não desbota. São produtos feitos para durar.
Inovar com a técnica de fotocerâmica no segmento de brindes apresenta também outros diferenciais. Com ela é possível que o empresário tenha um melhor retorno financeiro, por conta do alto valor agregado que os produtos permitem alcançar e a eficiência produtiva da técnica.
O fabricante poderá atender a qualquer demanda, mesmo que ela se restrinja a uma peça, terá um tempo de produção extremamente ágil e ainda um melhor aproveitamento do material.
Se você tem interesse em diferenciar-se no mercado de brindes promocionais, fique atento a estas dicas e conheça as tecnologias de impressão disponíveis em fotocerâmica para tirar suas ideias do papel.