Como desbravar novos mercados e melhorar a lucratividade com serviços funerários inovadores

serviços funerários

Serviços funerários inovadores mostram que é possível melhorar a rentabilidade das empresas vencendo tabus que provocam calafrios em muita gente.

A inovação é um assunto recorrente quando se fala em empreendedorismo. Uma das razões está na importância do tema para a competitividade das empresas.

Negócios funerários são tão dependentes da inovação quanto qualquer outro. Entretanto, apesar de ser uma área lucrativa e com demanda permanente, é um segmento repleto de tabus e com processos, que na maioria das vezes, são muito conservadores.

Diferenciar-se neste mercado, adotando uma visão mais moderna do assunto vem ao encontro dessas expectativas.

Neste cenário, atender nichos específicos ou desenvolver ofertas atrativas de serviços funerários inovadores pode ser um caminho interessante para ampliar a rentabilidade dos negócios funerários.

Para você que busca inovar, e não se espanta fácil com as novidades, listamos algumas tendências do setor.

Descubra como inovar trabalhando com serviços funerários inovadores. Inspire-se!

Inovando na entrega com o comércio eletrônico

Com o crescimento do comércio eletrônico, serviços funerários inovadores ganharam espaço. A inovação destes serviços se concentra na oferta, que ganhou escala e hoje atende também por meio da internet.

O objetivo com estes serviços é oferecer uma solução mais rápida, segura e prática para pessoas que buscam por serviços fúnebres nestes padrões.

Para se sair bem neste mercado, é importante ter boas parcerias, para garantir que os produtos e serviços sejam entregues com qualidade em todo o território nacional.

Um exemplo inovador nesta área pode ser citado pelo portal Coroas para Velório, lançado em 2010.

A empresa entrega coroas de flores em todos os cemitérios, velórios, hospitais, igrejas e crematórios do País.

Depois que passaram a comercializar seus produtos por meio da internet, suas vendas aumentaram, e eles passaram a atender inclusive clientes estrangeiros, que precisam homenagear familiares e amigos nestas ocasiões e não estão presencialmente no Brasil para isso.

Serviços funerários inovadores para animais de estimação

Não é de hoje que se sabe que os animais de estimação ocupam um lugar especial no coração de uma família. Para muitas pessoas eles são parte da família e responsáveis por grande parte das despesas do lar.

É neste filão de mercado que cemitérios e crematórios de animais vislumbraram uma grande oportunidade, para melhor rentabilizar seus negócios e investir em serviços funerários inovadores.

A tendência inclui além dos serviços tradicionais de crematório e enterro, mimos adicionais, como placas com dizeres, colares com fotos, broches, camisetas, e outros itens que eternizam estes animais na memória dos seus donos.

Junto dos brindes, o mercado mostra-se potencial para a oferta de outros serviços relacionados, como o atendimento 24 horas, homenagens em sites personalizados, buffet de recepção e muitos outros. Tudo perfeitamente orquestrado para mostrar que a tendência veio realmente para ficar.

Reforma e manutenção de sepulturas

Quando pensamos em reformas e manutenções, serviços para o lar já nos vêm a mente. Entretanto, o segmento não se limita a estas práticas, e mostra que também pode ser lucrativo para empresas que desejam inovar com serviços funerários inovadores.

Para o mercado funerário, se pensar em reforma e manutenção, pode estar na limpeza, mas também incluir uma modernização completa dos jazigos.

Empresas estão lucrando com estes serviços, criando planos de manutenção que incluem a mudança de flores, novos formatos para as lápides e outros recursos que podem ser tão recorrentes quanto o cliente precisar.

Criação de lápides com alto valor agregado

Não é de hoje que as fotos usadas nas lápides tem o intuito de eternizar a memória dos entes queridos e servir de homenagem a eles.

Para reforçar estes sentimentos, a tecnologia tem sido usada à favor das empresas que não só almejam diferenciarem-se em seus mercados, oferecendo serviços funerários inovadores, como também das empresas que não abrem mão da alta qualidade para agradar seus clientes. Sem contar na agilidade de produção, que hoje está extremamente eficiente.

Neste cenário, usar foto em porcelana para túmulos pode ser uma alternativa interessante para ampliar as receitas em negócios funerários, agregando valor na venda e as garantias de uso do produto.

O diferencial encanta à primeira vista. As lápides com impressões em fotocerâmica lembram adornos de requinte, e pouco se assemelham às antigas técnicas. Promovendo uma verdadeira revolução neste mercado.

Elas são coloridas, e podem reproduzir fotos do ente querido, com paisagens e frases personalizadas. Não há limites para a criatividade, nem tampouco, para as aplicações da técnica, que prometem ganhos bem expressivos.

Negócios funerários e colaborativos

Nos últimos anos os negócios colaborativos tiveram um alto crescimento, onde a cultura do compartilhamento, ganhou status, e em muitos casos mostram-se como uma opção mais vantajosa para os clientes, se comparadas a compra do produto ou serviço em questão.

Alugando ou dividindo o uso do item, ele resulta em menos gastos, menos débitos pessoais, e além de tudo, se torna uma atitude socialmente responsável, pois é menos cumulativa.

Serviços funerários inovadores também seguem a tendência colaborativa. Mostrando como a modernidade pode cair muito ao segmento.

Para exemplificar, tomemos o exemplo da empresa Funeral Home de São Paulo. Lá, não somente o caixão, como também todo o serviço funerário pode ser alugado.

Como a cremação está muito popular hoje em dia, muitas pessoas estão optando por fazer uso de caixões alugados, que permanecem com a família apenas durante o velório. O que seria uma opção mais econômica.

Inspirados nestes modelos, e certos das vantagens que a inovação pode trazer para o seu negócio, que tal dar um passo rumo à modernidade? Vamos lá! Aproveite que o mercado funerário está pronto para isso.

Palavras-chave